<![CDATA[horadaobra - Blog]]>Sun, 12 May 2024 02:08:09 -0400Weebly<![CDATA[7 indícios de que o seu imóvel precisa de uma reforma!]]>Sat, 01 Jun 2019 01:35:09 GMThttp://horadaobra.com.br/blog/7-indicios-de-que-o-seu-imovel-precisa-de-uma-reformaPicture
Click here to edit.

1º – Infiltração:
É o primeiro indício e o mais recorrentes dos problemas nas construções. A infiltração surge tanto em apartamentos, como em casas e prédios comerciais também, seus sinais mais comuns são o mofo em paredes ou lajes, escurecimento ou estufamento das paredes, descolamento ou desplacamento de azulejos e ou pisos. As infiltrações podem vir do piso, das paredes ou do teto e de pavimento superior, se elas não tratadas e corrigidas, podem chegar ao ponto de causar danos nas estruturas do prédio ou casa. 
Quando mantemos as manutenções preventivas em dia, os investimentos para mantermos as qualidades e valorização dos imóveis é bem menor e são com certeza mais simples de serem executados.

É melhor evitarmos o surgimento de infiltrações do que tratá-la quando já estiver em um estado mais avançado ou até crítico!

As manutenções preventivas são sempre a melhor prática a se adotar para manter o imóvel sem com uma qualidade e valorização em alta.
2º – Instalações:
Assim como qualquer produto, as edificações também possuem peças  e acabamentos com  prazo de validade.

Porém, a sua “validade” depende muito da execução da construção e qualidade dos materiais utilizados na execução da obra. 
As instalações envolvem tubulações e fiações elétricas, disjuntores, tomadas,  na hidráulica todos os metais e loucas, caixas e ralos, etc. Para as situações onde ocorrem curto circuito e/ou quedas e desligamento de chave ou disjuntor elétrico,  podem ser indicadores de sobrecarga e de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta dos acrescimos da demanda de energia do imóvel, esse tipo de situação ocorre principalmente quando o imóvel é mais antigo e passou a ter uso de mais equipamentos com cargas maiores, nesses casos, é recomendada a execução de um novo estudo e redimensionamento das instalações elétricas e após a realização da troca da fiação e disjuntores para evitar acidentes graves e até mesmo incêndios. 
Canos ressecados, trincados, estourados ou com retorno de água pelo ralo são indicativos que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel.

Com o passar do tempo o uso de equipamentos de ar condicionado nas residências e comércios se tornou comum, porém muitos não realizaram a readequação e melhoria das instalações elétricas.

Se já tem esses indicativos citados, está na hora de realizar uma manutenção e Reformas do imóvel.
3º – Esquadrias: 

As esquadrias principalmente as externas sofrem ações das intempéries e  a pintura queimam, as partes metálicas aparecem a corrosão, as madeiras deformam, as massas de fixação dos vidros descolam, as fechaduras e tranças  apresentam defeitos... além da perda da estética.

Se não realizar as devidas manutenção preventiva, pode ser necessário a realização da substituição dos caixilhos, aí o custo passa a ser bem mais elevado.

Caso seja necessário trocá-las, o ideal é procurar investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção e com durabilidade maior. 
Ao mantermos as esquadrias em perfeito estado de conservação garantimos a segurança e conforto dos moradores e da estrutura, além de novamente valorizar o imóvel e sua fachada.

Como disse anteriormente, a manutenção preventiva não é um gasto, é um investimento para manter a funcionabilidade e valorização do imóvel.
4º – Acabamentos: 

Todo tipo de material de acabamento, como pisos de todos os tipos e pinturas variadas, desgastam naturalmente com o tempo e é natural isso acontecer, mas lógico que havendo a conservação e manutenção correta esse tempo pode se alongar!

Tudo  isso é mais um sinal da necessidade de  que o imóvel precisa de uma reforma.

Nesse momento é interessante fazer um estudo e verificar a possibilidade de fazer algumas melhorias e modificações inclusive do layout e demais ítens de acabamento.

Como por exemplo a troca das esquadrias, pisos, louças, telhado, revestimentos, azulejos,  papel de parede, iluminação dos forros de gesso, sancas, etc. Ou seja, fazer uma repaginação completa do imóvel e buscar uma nova valorização e um ambiente totalmente confortável e agradável de se desfrutar.

É sempre bom consultar um engenheiro para fazer um levantamento do estado de conservação de todo tipo imóvel e ter uma recomendação mais acertada da melhor opção a se adotar.
5º – Compra do imóvel: 

A compra do imóvel é uma das coisas muito interessantes... Durante a compra é necessário ter muita paciência e olhos técnicos!

Pois o que se parece ser um imóvel “quase” dos sonhos, pode ser um pesadelo a longo prazo!! Um imóvel precisa ter uma localização privilegiada, espaço adequado as suas necessidades, com boa área externa, sala adequado ao seu perfil social, quantidade e dimensões de dormitórios e banheiros conforme o tamanho da sua família, segurança do imóvel, condições das instalações elétricas, hidráulicas, louças, pias, área de serviços, e outros elementos estruturais e de acabamento do imóvel.

Precisa verificar se será possível fazer uma futura ampliação e/ou alteração do layout.

É normal que isso aconteça e nesse momento é importante verificar a possibilidade de uma reforma é para adaptar a residência à necessidade do comprador.

Verificar se é possível demolir paredes para ampliação de alguns cômodos ou fazer uma alteração do conceito de layout do imóvel.

Um recomendação para todos é antes de se mudar para o novo imóvel deve-se fazer uma vistoria detalhada e ver se será necessário  trocar a fiação ou outro componente elétrico de um apartamento.
6º – Estilo arquitetônico: 

Morar em um imóvel por anos e até décadas nos causa alguns sentimentos por vezes não positivos... Sensação de estagnação, enjoo dos estilo, conceito, decoração e até em alguns casos sentir necessidade em mudar de página da vida!!! Nestes casos tambem são indicativos da necessidade de reforma do imóvel. Sim é possível  fazer algumas reformas para mudança de estilo da casa e até readequação do imóvel ao seu novo perfil devido a evolução natural nas nossas relações sociais e status.

A casa ou apartamento podem ser completamente repaginado e reconceituado, por que não? 
Executar alterações do padrão dos pisos, forro, na luminotécnica e na decoração em gerale.

Tudo isso ajudará também na valorização do se imóvel, sem contar é claro na melhoria da sua auto estima e qualidade de vida!
7º – Estilo de vida: 

Pois é.... o tempo passa, coisas novas acontecem e uma das coisas naturais são o fator FAMÍLIA, pois bem  bebês chegando na família, ou filhos que saem de casa, ai surgem duas situações.... uma é aumentar e preparar o novo un Quarto para o novo membro da família e/ou reformar o antigo Quarto do filho(a) que deixou de morar com seus pais.

Diante disso, surge a necessidade de readequação e Reformas do imóvel, criando um novo estilo a atual situação de vida dos moradores.  A mudança na composição da família é um motivo... Mas também pode acontecer um novo modelo de trabalho, o Home Office, aí temos que criar um layout que entre em harmonia a casa com o Home Office, e isso é uma tendência atual e que com certeza não vai embora tão cedo!!! Gosto de pensar que a nossa casa é dinâmica e também muda conforme a evolução do nosso estilo e padrão de vida!

Por isso, não hesite em realizar uma reforma, mas que isso seja executado de forma planejada... E nisso podemos te ajudar!!! Fale conosco, temos profissionais especializados para atendê-lo da melhor forma possível.
]]>
<![CDATA[Evite o Desperdício!]]>Sat, 01 Jun 2019 01:24:05 GMThttp://horadaobra.com.br/blog/evite-o-desperdicio​Desperdiçar material é jogar dinheiro fora. É claro que acidentes acontecem, mas algumas medidas podem diminuir as chances de que isso ocorra. Contratar mão de obra especializada é um bom exemplo.
O desperdício também pode acontecer pelo armazenamento incorreto dos materiais no canteiro de obras, bem como pular etapas da construção que resulta em demolições e retrabalhos.
Escolha bem os fornecedores
Problemas com fornecedores é um dos vilões da obra e não é diferente na etapa de acabamento. Para evitar complicações, é sempre recomendado escolher por meio de indicações confiáveis.
Dê preferência aos fornecedores que possam agendar a entrega dos produtos. Além de evitar atrasos, essa medida também faz com que você economize com viagens para comprar material em pequenas quantidades.



Peça descontos
O mercado de materiais de acabamento é muito competitivo e isso é uma grande vantagem quando o assunto é economizar. Afinal, os fornecedores e lojistas precisam fidelizar os clientes e dar descontos é uma ótima maneira de fazer isso.
O investimento será alto, por isso, negocie valores e condições de pagamento com os vendedores. Comprar tudo no mesmo lugar e pagar a compra à vista pode melhorar ainda mais as chances de ganhar descontos
]]>
<![CDATA[Diagrama de Pareto]]>Fri, 31 May 2019 03:00:00 GMThttp://horadaobra.com.br/blog/diagrama-de-pareto
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto(80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
Muito útil para análise de orçamentos de obras.


]]>